Roteiro de viagem de 7 dias para Garopaba: praias, trilhas e dicas
- Giulia Morales
- 12 de jan. de 2023
- 7 min de leitura
Já imaginou fazer uma viagem de carro até o Sul do Brasil para visitar praias maravilhosas, avistar baleias, caminhar por trilhas incríveis, conhecer dunas gigantescas e ainda com muito surf envolvido? Se você gosta desse tipo de viagem, Garopaba e região, é o destino perfeito para você passar pelo menos uma semana curtindo. Nesse post confira dicas de passeios, onde ficar, quando e como ir até esse paraíso.

Garopaba fica numa região onde a Serra do Mar encontra o Oceano Atlântico. Isso forma uma atmosfera e paisagens incríveis juntando morros, vegetação, fazendas, áreas urbanas, vila de pescadores, praias maravilhosas e o centro histórico.
Como chegar em Garopaba?
Para quem sai de São Paulo ou do Rio de Janeiro, a opção mais rápida para chegar até Garopaba (SC) é pegar um avião até Florianópolis e depois seguir de ônibus ou alugar um carro, o acesso a partir de Floripa, é pela BR 101 e leva mais 1h20.
Qual a melhor época para visitar Garopaba?
A decisão da época de visita vai depender muito do objetivo da sua viagem. Para os surfistas a melhor época é o inverno, vazio e com altas ondas. Para os amantes dos animais a melhor época é durante os meses de junho e novembro, a melhor época do ano para observar as famosas baleias-francas que visitam a região. O melhor local para poder observa-las é na Praia do Rosa que fica a 23 km. Já para os que gostam de aproveitar o verão e a bagunça, a alta temporada é a melhor decisão.
Um ponto importante que chamou nossa atenção é que mesmo visitando em alta temporada existem diversas praias que ficam vazias, ou seja, é possível fugir das praias lotadas. E também mesmo durante o ano novo, as trilhas estavam super tranquilas e gostosas de fazer.
Outra dica para as praias: venta muito, se prepare com um bom guarda-sol e corta vento para o fim de tarde.
Roteiro para 7 dias em Garopaba
Dia 1: chegada, centrinho e pôr do sol
Nós ficamos hospedados na Praia da Ferrugem, e nossa primeira dica é que você se hospede lá, tanto pela localização próxima de todas outras praias quanto pelo centrinho cheio de vida e acomodações. Além do que a praia é maravilhosa e boa para o surf (a melhor onda é com ondulação Nordeste, mas também com ondulação Sul, no canto sul da praia).

No primeiro dia imagine que estará cansado da viagem, então se programe para fazer algo mais tranquilo e comer bem pela região. Logo depois que fizer o check in na sua hospedagem, vá passar o fim de tarde na Praia da Ferrugem e assista o por do sol no Mirante do costão da Ferrugem. Depois disso aproveite para passear pelo centrinho e jantar.
A Praia da Ferrugem, a 7 km do centro de Garopaba, é a mais famosa da região e fica cheia de jovens festeiros no verão. É uma praia com a orla coberta por restingas preservadas e um mar bem forte. No canto Norte é onde costuma ficar os praticantes do surfe. No canto Sul existe o Morro do Índio, um ótimo passeio com piscinas naturais e visual lindo para o pôr do sol.
Dia 2: Dunas, praia, centro histórico e pôr do sol
Acorde bem cedinho, tome aquele belo café da manhã de hotel e vamos conhecer os pontos centrais de Garopaba. Comece bem cedo pelas Dunas do Siriú. As dunas ficam logo atrás da Praia do Siriú em uma gigante extensão com vista para o mar. Alcançam até 30 metros de altura e faz parte do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.

A entrada é gratuita e se chegar cedo o estacionamento também é. O bom de ir pela manhã é a luz de início de dia e o frescor. Existem barracas para aluguel de sandboard e alimentação embaixo da entrada das dunas, que é bem sinalizada e na estrada. Existem casas, lagoas e fazendas ao redor das dunas que deixam tudo mais charmoso. Além dessa famosa duna, ao longo de outras praias existem formações maravilhosas com a areia, como por exemplo, entre a praia da Guarda do Embaú e praia Gamboa.
Passe o dia na Praia de Garopaba ou na Praia do Siriú e aproveite para almoçar e conhecer o centro histórico da cidade. Existem desde restaurantes tradicionais a lojas modernas. Para finalizar seu dia, assista o pôr do sol na maravilhosa Lagoa Garopaba.
Dia 3: Trilha da Pedra Branca e Praia da Gamboa
Que tal começar o dia com um visual incrível e completo das praias, lagoas e tudo mais de Garopaba? A Trilha da Pedra Branca tem fácil acesso e apenas 1,1km de subida, é íngreme mas bem fácil, indo no seu tempo qualquer um pode completa-lá. Não precisa contratar um guia, a trilha é bem sinalizada e possui vista para a Lagoa de Garopaba, Praia ferrugem, Praia da Barra e Silveira. Tem apenas 273m de altura.
Para chegar lá é só colocar no Waze que o caminho é bem certeiro, porém sendo mais específica é só sair do centro de Garopaba pelo acesso principal SC-434, rumo a Imbituba. Encontrará uma estrada de terra com a placa indicativa da trilha da Pedra Branca. Depois de 2 km a estrada começa a ficar intransitável. Neste ponto deixe seu carro e continue a pé.
A trilha conta com áreas de mata fechada e campos abertos. No caminho conseguimos ver iguanas, tucanos e outros pássaros.
Depois de conhecer a trilha seguimos para passar o dia na Praia da Gamboa, uma praia maravilhosa, vazia até mesmo na época de ano novo. São 1,5km de extensão de praia a 15km do centro de Garopaba, com mar agitado, bom para o surf (boa para surfar com swell de leste e sul). Suas terras compõem parte da APA Estadual do Entorno Costeiro e suas águas a APA Federal da Baleia Franca.

Dia 4: Surf na Praia do Ouvidor e trilha para a Praia Vermelha
A Praia do Ouvidor é um pouco mais distante, leva em torno de 40 minutos da Praia da Ferrugem. Não é das mais bonitas, porém é muito boa para iniciantes do surf e para quem também quer fazer trilha. Toda a orla é repleta de pinheiros (vegetação considerada exótica invasora e concorre com a vegetação nativa original) e as ondas bem mais tranquilas. Fica a 15,8 km do centro, com o quilômetro final em estrada de terra.

A praia tem barracas de comida e vendedores ambulantes.
Curiosidade: areia é tão fina que com o vento machuca a pele.
Tem lugar para parar o carro na parte de terra da estrada.
É possível conhecer a Praia Vermelha (que também tem acesso até a Praia do Rosa), saindo do costão perto do rio ou retornando até a guarita na rua que divide as entradas das duas praias. A Praia Vermelha tem acesso apenas por trilhas, não existe acesso por estradas.
Dia 5: Trilha do Casqueiro e Praia do Vigia
Se fazer trilha já é bom, fazer trilha com vista pro mar quase que o tempo inteiro é melhor ainda. São 3,4km de caminhada, subidas e decidas, em sua maior parte em campos abertos beirando o mar e algumas partes menores em mata fechada.

Saímos da Praia do Vigia (perfeita para snorkel) e caminhamos até a Praia do Silveira (conhecida pelo surf). Passando por piscinas naturais, pinturas rupestres e pedras com formatos incríveis. Situada inteiramente dentro da APA da Baleia Franca, ou seja, na época certa você consegue avistar os animais!
Levamos 1h30 na ida, com paradinhas para fotos e voltamos em 1h. Lembre sempre de fazer no seu tempo de acordo com o que seu corpo aguentar. Nós não achamos um trecho difícil para a nossa capacidade.
Dica: Vá de tênis! Alguns momentos temos que pisar em poços mais fundos de lama, muitas pedras e subidas. Você consegue ver todos os detalhes dessa e outras trilhas no site oficial do Turismo de Garopaba, com até telefones para emergências.
Depois de fazer essa trilha, sente e relaxe, passe o dia no paraíso que é a pequena Praia do Vigia. Com a água mais cristalina e calma que já vimos, nossa preferida da região. Tem menos de 100 metros de largura. Perfeita para passar o dia inteiro, realizar prática de mergulho, sup ou canoagem. Possui um único quiosque que funciona durante a temporada, das 9h às 20h.
Dia 6: Surf na praia do Silveira
A Praia do Silveira já conquistou nosso coração pela entrada de estrada de terra em meio a fazendas e lindos morros, e quando chegamos na praia, bem vazia e com ondas apaixonamos.

São cerca de 1,6km de extensão e já teve campeonatos internacionais de surf. "A região do meio do Silveira tem ondas fortes e tubulares, quebrando numa bancada rasa com fundo de areia. O canto sul da Praia do Silveira é um “point break” de padrão internacional, pelo seu fundo pedregoso e a perfeita formação das ondas quando as condições estão alinhadas. Canto Sul melhor pra surfar com ondulação Sul. E do meio para norte a melhor ondulação é com vento Nordeste." Portal de Turismo de Garopaba.
Leve suas comidinhas e bebidas, lá tem poucos quiosques e são caros. Não esqueça do guarda-sol e cadeiras.
No inverno é uma das praias onde as baleias francas costumam ser mais avistadas.
Dia 7: Praia do Rosa
Aproveite seu último dia para passar o dia na Praia do Rosa, seja para surfar ou pegar um sol, a praia é linda e com uma ótima estrutura de alimentação. Depois conheça o centrinho charmoso com vários restaurantes e lojinhas. O Rosa está somente a 90 km da capital Florianópolis.
Comments