Fotografia em quadros: O que é impressão Fine Art?
- Giulia Morales
- 21 de nov. de 2022
- 3 min de leitura
Em um mundo completamente tecnológico, transformamos nosso consumo de arte e fotografia extremamente digital, o que aumenta nosso alcance como artista mas acaba nos afastando da sensação e qualidade de ver uma fotografia impressa, seja ela revelada em papel comum ou nas impressões profissionais que realçam as fotos, as transformando em obras de arte que duram para sempre e não apenas pelo tempo que o algoritmo entende que é interessante.

Por isso muitos fotógrafos e fotógrafas estão optando por transformar suas fotografias em prints ou quadros Fine Art, mas o que é isso?
O que é Fine Art?
Fine Art é o nome dado a um tipo de impressão de fotografias e outras artes que tem como prioridade ser uma reprodução fiel da imagem, com qualidade e durabilidade própria e que tem uma exigência superior às confeccionadas de qualquer outra forma. São utilizados recursos técnicos e materiais que tornam o trabalho do artista em obra de arte.
A empresa Hahnmemühle foi quem desenvolveu o primeiro papel de algodão para este processo O Photo Rag 308, a partir do qual toda uma linha com diferentes acabamentos na superfície foi desenvolvido.
Hoje impressão Fine Art é um termo muito utilizado para descrever a impressão de pigmento mineral, sobre papeis de celulose, alfacelulose, mistos e fibras de algodão.
Esta maneira de impressão permite que o pigmento se deposite em forma de pequenas gotas sobre o papel, fazendo com que as formas e cores se desenhem de maneira muito mais definida. Desse jeito, obtém-se uma cópia impressa de alta qualidade digitalizada, com aspecto de reprodução manual.
Essa é uma técnica utilizada pelos museus, galerias de arte e artistas pela durabilidade, pela fidelidade da imagem, o trabalho deve durar mais de um século, sem alteração de cor, por exemplo.
Fine Art e quadros mais ecológicos: quais materiais usamos na Giulia Morales Art Gallery?
Giulia Morales Art Gallery é o espaço para a transformação da fotografia digital em obras de arte físicas. Também é um espaço criativo com o objetivo de levar natureza, arte e inspiração ao empreendedorismo feminino. Nossa missão é mais do que levar arte para as pessoas, buscamos estimular a conexão e a coexistência com a natureza em nossa volta. Inspirando um estilo de vida mais consciente, criativo e conectado.
O compromisso com o meio ambiente é nossa maior preocupação e um de nossos pilares é o consumo consciente, por isso nossa produção inteira é feita sob demanda com uma galeria local, usamos molduras feitas de plásticos retirados do oceano que imitam a madeira e em nossa impressão utilizamos três tipo de papéis da linha natural Hahnemuhle, feitos de matérias-primas exclusivas: bambu, cânhamo, agave e cana-de-açúcar. As plantas que fornecem a celulose requerem manutenção mínima, crescem rapidamente e não precisam de pesticidas. Seu rápido crescimento significa que mais celulose pode ser produzida na mesma área de cultivo do que com outras matérias-primas, e também requerem muito menos água, ajudando a economizar recursos valiosos e proteger o meio ambiente.
Todas as obras acompanham um certificado físico de autenticidade assinado pela fotógrafa Giulia Morales.
Como cuidar da minha obra Fine Art?
Como a impressão é feita de maneira mais específica existem cuidados maiores em relação a preservação e manejo dessas obras, então separamos algumas dicas para você cuidar do seu quadro ou print Fine Art:
Nunca manuseie os papéis sem o uso de luvas de algodão, pois esses tipos de papéis são muito sensíveis e irão gravar suas digitais e oleosidade da pela facilmente, caso você encoste nele sem a devida proteção.
Não passe nenhum produto de limpeza e nem água por cima da impressão. Caso esteja enquadrada apenas passe um pano úmido pelo vidro para retirar pó e outras sujeiras.
Evite deixar em locais onde a luz solar atinge diretamente a obra.
Evite deixar em paredes muitos úmidas.
Comments